Você sabe como é feita a ultrassonografia de tireoide?
A tireoide é uma glândula responsável por produzir hormônios (T3 e T4, tri-iodotironina e tiroxina) fundamentais para o nosso corpo e metabolismo.
Quando ocorre um desbalanceamento dessa estrutura, condições como hipertireoidismo, hipotireoidismo, bócio e nódulos são alguns dos problemas que podem se desenvolver especialmente em mulheres.
E é nesse cenário que o exame mostra-se como uma excelente maneira de prevenir esses quadros.
Ao decorrer desse artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre esse importante procedimento para a saúde da mulher. Siga a leitura!
O que é a ultrassonografia de tireoide?
É um exame que busca encontrar alterações morfológicas na glândula tireoide que possam indicar a presença de alguma doença.
Para chegar nesse resultado, é utilizado um equipamento emissor de ondas sonoras (sem radiação ionizante). Esse aparelho gera imagens de alta qualidade em tempo real e é avaliado pelo médico ultrassonografista.
Através das imagens da tireoide , o médico analisa a tireoide em busca de nódulos, alterações da textura geral da glândula, avalia suas dimensões, e com o recurso do Doppler é possível avaliar a vascularização da glândula e de eventual nódulo, assim direcionando a melhor conduta clínica em cada caso.
Para que serve a ultrassonografia de tireoide?
Nesse contexto, a ultrassonografia de tireoide é uma técnica normalmente requisitada quando o médico suspeita das seguintes condições:
- Desenvolvimento de nódulos na tireoide;
- Aumento das dimensões da tireoide no exame físico;
- Alterações no sistema da glândula nas análises de sangue;
- Sintomas compressivos na região do pescoço;
- Rouquidão repentina de início recente;
- Histórico de câncer de tireoide na família.
Como é feito o procedimento do ultrassom de tireoide?
O paciente não precisa de preparo prévio, suspensão de medicamentos ou jejum antes do procedimento. A única exigência é que leve os exames de tireoide anteriores, caso possua.
A realização da ultrassonografia é simples, rápida, indolor e segura. Na primeira etapa, a pessoa ficará deitada, geralmente com um travesseiro na altura dos ombros para facilitar o acesso à região cervical anterior, onde fica localizada a tireoide.
Após esse passo, o profissional irá aplicar um gel à base d’água na área. Então, o transdutor – aparelho responsável por captar as informações, será deslizado lentamente pela pele.
Normalmente, a ultrassonografia de tireoide dura poucos minutos e não pede cuidados especiais após sua realização.
Considerando o fato de que o exame é um procedimento não invasivo (que não necessita de cortes ou furos), não há contra indicação para realização do exame.
Conclusão
É importante ressaltar que a ultrassonografia de tireoide é uma técnica dinâmica e em tempo real, ou seja a análise é feita pelo médico durante a realização do exame
Portanto, é fundamental que você a realize em um centro que conta com todo o aparato necessário para te receber da melhor maneira possível. Desde a qualidade dos aparelhos até a capacitação dos profissionais.
Com mais de 35 anos de experiência, o Centro Radiológico tem exatamente essa estrutura ideal para que o seu tratamento seja realizado de forma segura, moderna e eficiente.
Entre em contato conosco e solicite o seu exame no Centro Radiológico.