Os exames de imagem são procedimentos imprescindíveis para a realização efetiva de um tratamento odontológico. Afinal, é através deles que o dentista consegue ter uma visão mais ampla do que precisa ser feito. Nesse cenário, o cone beam é um método que se destaca entre os demais.
Mas em resumo, como é feito esse exame? Quais são os prós? Não se preocupe! Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender a técnica e mostrar porque você deve conversar com um especialista sobre a possibilidade de realizar o cone beam.
Siga a leitura!
O que é a tomografia ConeBean?
A tomografia computadorizada ConeBean é um exame de diagnóstico por imagem odontológico não invasivo direcionado para avaliação detalhada da arcada dentária, que inclui toda a mandíbula e maxila, além das estruturas dentárias.
O exame utiliza radiação ionizante com baixas doses em feixe cônico e as imagens são processadas por um computador que permite a visualização da área do corpo em questão e possíveis reconstruções das imagens em todos os planos, até mesmo em 3D.
Qual é a principal diferença entre a TC ConeBean e o Raio-X?
A radiografia é um exame que gera imagens somente em duas dimensões, permitindo uma noção mais simples do local estudado.
Já a tomografia ConeBean por ser um exame mais moderno, gera imagens com muito mais riqueza de detalhes e precisão diagnóstica, além de possíveis reconstruções em 3D.
Para que esse tipo de exame é recomendado?
A tomografia ConeBean a é mais comum serem solicitadas principalmente nas áreas de ortodontia e na implantodontia.
As principais indicações para esse método são condições que possam vir a se desenvolver na região maxilo-mandibular do paciente como:
- Planejamento de implantes dentários;
- Avaliar o grau de reabsorção radicular de dentes adjacentes a caninos retidos;
- Investigar a relação de dentes inclusos com acidentes anatômicos;
- Localizar pequenas trincas e fraturas dento-alveolares;
- Visualizar tamanho, forma e número de canais radiculares;
- Observar anomalias da ATM;
- Auxiliar no diagnóstico e delimitação de lesões patológicas;
- Observar pacientes portadores de fenda palatina;
- Determinar quantidade de osso para tracionamento ortodôntico;
- Classificar a relação entre diâmetro das raízes e das tábuas ósseas vestibulares e linguais;
- Examinar, delimitar e classificar as fraturas ósseas craniofaciais;
- Verificar a inclinação de dentes comprometidos periodontalmente e suas relações com as tábuas ósseas;
- Graduar de forma quantitativa e qualitativa o osso alveolar para colocação de mini implantes de ancoragem ortodôntica.
Realize seu exame aqui no Centro Radiológico
A realização de qualquer exame de imagem requer uma série de cuidados e processos que devem ser considerados pelo paciente. No caso da tomografia cone beam, essa máxima não é diferente.
Contar com o suporte de uma clínica especializada na área é diferencial para que todo o procedimento saia como o esperado.
Considerando esse contexto, o Centro Radiológico oferece a tomografia cone beam, fornecendo toda a assistência e estrutura necessária para a análise ser concluída de forma positiva.
Portanto, o Centro Radiológico conta com o aparato profissional para realizar seu diagnóstico odontológico da melhor forma possível. Entre em contato agora e marque o seu exame pelo link!