Skip to content

Núcleo de Especialidade

Urorradiologia

O núcleo especializado em urorradiologia é composto por equipes de profissionais qualificados e exames de diagnóstico por imagem com protocolos específicos e personalizados para garantir um melhor atendimento e maior precisão diagnóstica, abrangendo todos os exames de imagem em um único local voltado para a avaliação da saúde do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino.

Exames

O que é?

A Urotomografia computadorizada (TC) é um exame e diagnóstico não invasivo de tomografia computadorizada com protocolo direcionado para avaliação do sistema urinário que inclui rins, ureteres e bexiga. O exame utiliza radiação ionizante com baixas doses e as imagens são processadas por um computador que permite a visualização da área do corpo em questão e possíveis reconstruções das imagens em todos os planos, até mesmo em 3D.

Indicações

As principais indicações da urotomografia computadorizada são para avaliação cálculos renais, cálculos ureterais, pesquisa de infecções urinárias (pielonefrite, uretrite e cistite), investigação e avaliação de neoplasias do sistema urinário, pesquisa de causas de hematúria (presença de sangue na urina), avaliação de cistos renais, lesões na bexiga, além de outras múltiplas aplicações.

Preparo

Este exame necessita de jejum de duas horas e da bexiga cheia (sem causar desconforto). Em casos de alergia conhecida ao iodo, a equipe deverá ser comunicada previamente.

O que é?

A uroressonância magnética é um exame de diagnóstico não invasivo de ressonância magnética do abdome e da pelve, direcionado para o sistema urinário que inclui rins, ureteres e bexiga. O equipamento de RM possui um grande ímã, capaz de gerar campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que interagem com o corpo do paciente, não utilizando radiação ionizante.

Indicações

As principais indicações da uroressonância magnética são para avaliação de lesões renais, pesquisa de infecções urinárias (pielonefrite, uretrite e cistite), investigação e avaliação de neoplasias do sistema urinário, pesquisa de causas de hematúria (presença de sangue na urina), avaliação de cistos renais, lesões na bexiga, além de outras múltiplas aplicações.

Preparo

Este exame necessita de jejum de duas horas e da bexiga cheia (sem causar desconforto).

O que é?

A ressonância magnética multiparamétrica da próstata é um exame de diagnóstico não invasivo da pelve masculina, que combina imagens anatômicas e funcionais.  O equipamento de RM possui um grande ímã, capaz de gerar campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que interagem com o corpo do paciente, não utilizando radiação ionizante.

Indicações

As aplicações clínicas da ressonância magnética multiparamétrica da próstata incluem detecção de tumor, localização, caracterização, estratificação de risco, vigilância, estadiamento locorregional do câncer de próstata, avaliação de suspeita de recorrência após tratamento e, por fim, orientações para biópsia, cirurgia, terapia focal e radioterapia.

Preparo

Jejum mínimo necessário de 4 horas. Para um exame de qualidade, é necessário que o cólon esteja livre de resíduos e gás. Para que isso ocorra, o preparo requer a suspensão de alguns alimentos e o uso de laxantes.

 

NA VÉSPERA DO EXAME:

Tomar 12 gotas de guttalax® às 8 horas e às 14 horas. como alternativa pode ser utilizado dulcolax®, um comprimido às 8 horas e outro às 14 horas. Caso o medicamento cause cólica abdominal pode-se usar buscopan® simples, por via oral (um comprimido ou 30 gotas). É necessário manter uma dieta pobre em resíduos durante todo o dia.

Alimentos permitidos:

  • suco de frutas coado, água, chá, café, água de coco, isotônicos;
  • leite (integral ou desnatado), queijo (branco, mussarela, requeijão, cottage), iogurtes (sem pedaços de frutas);
  • pão francês, bolacha água e sal;
  • sopa magra coada (sem sólidos) de caldo de carne ou de frango;
  • macarrão com molho vermelho ou alho e óleo, purê de batata, arroz branco;
  • gelatina sem pedaços de frutas, picolé de frutas, suspiros.

EVITAR: verduras cruas, bagaço de frutas, salada de folhas, frituras, feijões, grão-de-bico, milho, lentilha, ervilha, sementes e similares, leguminosas, cereais, alimentos integrais.

NO DIA DO EXAME

Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água. A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame.

Aplicar 1 bisnaga de Phosfoenema® ou Fleetenema® por via retal, antes de vir ao Centro Radiológico (no máximo duas horas antes). O uso desta medicação tem como objetivo estimular a evacuação do conteúdo residual do reto. Esta parte do preparo é muito importante para melhorar a qualidade do seu exame.

O que é?

Ultrassom de rins e vias urinárias fornece imagens de alta qualidade em tempo real dos rins, ureteres e bexiga. As imagens são produzidas através de ondas de som. Não é utilizada radiação ionizante.

Indicação

O ultrassom de rins e vias urinárias é indicado principalmente para avaliar dores  lombares, cistos renais, cálculos nos rins, lesões de bexiga e etc.

Preparo

Este exame não necessita de jejum, e precisa da bexiga cheia (sem causar desconforto).

O que é?

Ultrassom de próstata por via abdominal fornece imagens de alta qualidade em tempo real da bexiga, próstata e vesículas seminais. O exame é realizado inicialmente com a bexiga cheia e em seguida realizado com a bexiga vazia para avaliação do resíduo miccional (volume de urina residual na bexiga após urinar). As imagens são produzidas através de ondas de som e não se utiliza radiação ionizante.

Indicações

O ultrassom da próstata é indicado principalmente para avaliar o volume prostático, prostatite, incontinência urinária, dificuldade de urinar, cistos na vesícula seminal e etc.

Preparo

Este exame não necessita de jejum, e precisa da bexiga cheia, sem causar desconforto.

O que é?

Ultrassom de bolsa escrotal e testículos fornece imagens de alta qualidade em tempo real dos testículos, epidídimos e cordões espermáticos. As imagens são produzidas através de ondas de som e não se utiliza radiação ionizante. O Doppler é uma técnica especial do exame de ultrassom que permite avaliar o fluxo sanguíneo através das artérias e veias das estruturas da bolsa escrotal.

Indicações

O ultrassom de bolsa escrotal e testículos é indicado principalmente para pesquisa de orquite (inflamação dos testículos), epididimite (inflamação dos epidídimos), torção testicular, tumores testiculares, pesquisa de hidrocele (acúmulo anormal de líquido na bolsa escrotal), pesquisa de hérnia escrotal, avaliação de aumento e/ou dores na bolsa escrotal, pesquisa de varicocele (varizes na bolsa escrotal), avaliação de testículo ectópico (testículo fora da bolsa escrotal em crianças) e etc.

Preparo

Este exame não necessita de jejum.