Núcleo de Especialidade
Imagem da Mulher
O núcleo especializado em imagem da mulher é composto por equipes de profissionais qualificados e exames de diagnóstico por imagem, com protocolos específicos e personalizados para garantir um melhor atendimento e maior precisão diagnóstica. Todos os exames de imagem são feitos em um único local voltado para a avaliação da saúde feminina, que inclui principalmente análise da densidade óssea, avaliação tireoide, sistema reprodutor feminino e das mamas.
Exames
O que é?
A densitometria óssea é um exame realizado para definir massa óssea em regiões como coluna lombar e fêmur e fazer diagnóstico de osteopenia ou osteoporose. É realizado em um aparelho de dupla emissão de raio-X, porém com baixa dosagem de radiação.
Indicações
Analisa a quantidade de cálcio presente no osso, o que é determinante na em sua densidade. A perda de cálcio nos ossos é o que caracteriza a possibilidade de osteopenia e osteoporose. O exame é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, porém pode ser solicitado mediante a suspeita de alguma doença por um médico especialista. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda).
Preparo
No dia do exame é recomendado não usar roupas que tenham qualquer tipo de metal. Colares, brincos e pulseiras também devem ser evitados para não interferir no resultado. Não é necessário nenhum preparo, jejum ou suspensão de medicamentos antes do exame. É fundamental levar exames anteriores, caso houver.
O que é?
Ultrassom de tireoide é o exame mais indicado e que fornece imagens de alta qualidade em tempo real para investigar possíveis alterações na tireoide através de um equipamento que emite ondas de som e não utiliza radiação ionizante.
Indicações
As principais indicações são para avaliação e pesquisa de nódulos na tireoide, aumento das dimensões da tireoide no exame físico, rouquidão de início recente ou sintomas compressivos na região do pescoço, alterações na função da tireoide nos exames de sangue e, por fim, histórico de câncer de tireoide na família.
Preparo
Não é necessário nenhum preparo, jejum ou suspensão de medicamentos antes do exame. É fundamental levar exames anteriores da tireoide no dia do exame, caso houver.
O que é?
Ultrassom ginecológico é o exame da região pélvica para avaliar os órgãos reprodutores femininos, que fornece imagens de alta qualidade em tempo real do útero, ovários e cavidade pélvica. O exame habitualmente é realizado pela via endovaginal (transdutor inserido pelo canal vaginal e protegido por preservativo), que fornece imagens com melhor resolução, ou, em alguns casos, realizados via suprapúbica (transdutor sobre a parede abdominal), este indicado principalmente em crianças ou mulheres virgens. As imagens são produzidas através de ondas de som e não se utiliza radiação ionizante.
Indicação
É indicado principalmente para avaliar dores pélvicas, alterações ou irregularidades do fluxo menstrual, miomas uterinos, cistos e nódulos ovarianos, investigação de endometriose e avaliação de posicionamento do DIU.
Preparo
Deve ser realizado preferencialmente fora do período menstrual, a não ser que haja solicitação médica para avaliar a cliente nessa fase do ciclo ou que se trate de um caso de urgência. A ultrassonografia ginecológica geralmente não exige nenhum preparo.
O que é?
A mamografia é um exame não invasivo, rápido e seguro, que capta imagens de alta qualidade para o estudo de todos os detalhes do tecido mamário, sendo o principal método de rastreamento e diagnóstico do câncer de mama. O exame é feito por meio de um aparelho chamado mamógrafo, que emite baixa dose de radiação local para formar as imagens do tecido mamário.
Indicações
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres realizem o exame de mamografia a partir dos 40 anos de idade. Entretanto, quando há histórico familiar de câncer de mama, seu médico poderá solicitar exames de rastreamento mais cedo. A mamografia é o método mais utilizado no rastreamento do câncer de mama. Seu objetivo é a detecção precoce, que aumenta em até 95% as chances de cura da doença.
Preparo
Não precisa jejum e de preferência agende sua mamografia entre o 5º e o 10º dia após a menstruação, pois nesse período as mamas estão menos dolorosas. Entretanto, o exame pode ser feito em qualquer época do ciclo menstrual. Evite usar talco, creme ou desodorante, além de acessórios como brincos, colares e anéis no dia; dê preferência a roupas de duas peças, pois um avental será colocado na parte de cima do seu corpo.
O que é?
A ressonância magnética é o exame que gera imagens em alta resolução e que permite a visualização de alterações na mamas com alta sensibilidade (capacidade de detectar pequenas lesões). O equipamento de RM possui um grande ímã, capaz de gerar campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que interagem com o corpo do paciente, não utilizando radiação ionizante.
Indicações
Ressonância magnética das mamas tem indicações muito precisas como rastreamento de câncer de mama em mulheres de alto risco (portadoras de mutação nos genes BRCA, mulheres submetidas a radiação torácica na juventude, portadoras de síndromes associadas ao câncer de mama, e mulheres com fortes antecedentes hereditários; planejamento oncológico pré-operatório. Ainda é indicada para controle de quimioterapia neoadjuvante e avaliação de próteses ou implantes mamários.
Preparo
Jejum mínimo necessário de 2 horas. É essencial retirar brincos, jóias, pulseiras, relógios, grampos de cabelo, cinto e óculos; não portar nenhum tipo de material metálico dentro da sala de exame; vestir roupas confortáveis e adequadas sem zíper e fechos de metal. É fundamental levar exames anteriores das mamas (mamografia, ultrassom e ressonância magnética), caso houver.
O que é?
A ressonância magnética da pelve gera imagens de alta resolução e que permitem a visualização das estruturas da pelve feminina. O equipamento de RM possui um grande ímã, capaz de gerar campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que interagem com o corpo do paciente, não utilizando radiação ionizante.
Indicação
É indicado principalmente para avaliar dores pélvicas, alterações ou irregularidades do fluxo menstrual, miomas uterinos, cistos e nódulos ovarianos, diagnóstico e mapeamento de endometriose, dentre outras condições.
Preparo
Jejum mínimo necessário de 2 horas; Para um exame de qualidade, é necessário que o cólon esteja livre de resíduos e gás. Para que isso ocorra, o preparo requer a suspensão de alguns alimentos e o uso de laxantes.
NA VÉSPERA DO EXAME:
Tomar 12 gotas de guttalax® às 8 horas e às 14 horas. como alternativa pode ser utilizado dulcolax®, um comprimido às 8 horas e outro às 14 horas. Caso o medicamento cause cólica abdominal pode-se usar buscopan® simples, por via oral (um comprimido ou 30 gotas). É necessário manter uma dieta pobre em resíduos durante todo o dia.
Alimentos permitidos:
- suco de frutas coado, água, chá, café, água de coco, isotônicos;
- leite (integral ou desnatado), queijo (branco, mussarela, requeijão, cottage), iogurtes (sem pedaços de frutas);
- pão francês, bolacha água e sal;
- sopa magra coada (sem sólidos) de caldo de carne ou de frango;
- macarrão com molho vermelho ou alho e óleo, purê de batata, arroz branco;
- gelatina sem pedaços de frutas, picolé de frutas, suspiros.
EVITAR: verduras cruas, bagaço de frutas, salada de folhas, frituras, feijões, grão-de-bico, milho, lentilha, ervilha, sementes e similares, leguminosas, cereais, alimentos integrais.
NO DIA DO EXAME
Necessário jejum de 4 horas, inclusive de água. A dieta pobre em resíduos deve ser mantida até o início do jejum, que tem de começar quatro horas antes do exame.
Aplicar 1 bisnaga de Phosfoenema® ou Fleetenema® por via retal, antes de vir ao Centro Radiológico (no máximo duas horas antes). O uso desta medicação tem como objetivo estimular a evacuação do conteúdo residual do reto. Esta parte do preparo é muito importante para melhorar a qualidade do seu exame.