Você sabe o que fazer para amenizar o torcicolo? 

 

A dor no pescoço é uma condição que pode trazer muito desconforto para o paciente. Afinal, qualquer mínimo movimento feito com a cabeça é o suficiente para incomodar bastante. Dependendo da gravidade, a dor chega a incapacitar o indivíduo de realizar atividades do cotidiano, como trabalhar, estudar, tomar banho, etc. 

 

Nesse cenário, é muito comum surgir a seguinte dúvida: o que fazer quando estiver em um quadro de torcicolo? Para responder essa e outras questões sobre o assunto, preparamos esse texto com dicas de como melhorar esse incômodo. 

 

Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

 

Afinal, o que é torcicolo? 

O primeiro passo é compreender o que exatamente é um quadro de torcicolo. Torcicolo é um espasmo muscular intenso na área do pescoço, ou seja uma contração involuntária de algum músculo da região cervical

 

A contratura muscular cervical gerando um quadro de torcicolo ocorre com o objetivo de proteção da cabeça e da coluna cervical pelo nosso organismo.

 

Há diversas causas do torcicolo, geralmente é resultado de tensões emocionais, posicionamento inadequado da cabeça por longo tempo durante o sono e/ou trabalho, algum movimento cervical brusco e até exercício físico realizado de maneira incorreta.

 

A contratura muscular intensa, que por si só já é muito doloroso, pode dificultar o processo de irrigação sanguínea local, potencializando o desconforto e limitando os movimentos da região. 

 

Dicas: o que fazer para aliviar a dor? 

Abaixo, vamos deixar algumas dicas para você seguir quando esse quadro se manifestar. Confira!

 

Pressione os músculos sutilmente 

O primeiro passo para aliviar o incômodo é apertar levemente o polegar no local afetado, segurando o dedo na região por aproximadamente 40 segundos. Repita esse processo ao decorrer do dia.

 

Alongue o seu corpo 

Outra dica que pode ser útil é encostar as costas em uma parede, abrir os pés em uma posição reta, inclinar o corpo para frente e soltar os braços, permanecendo nessa posição por dois minutos

 

Esse movimento irá contar com o peso da cabeça para esticar naturalmente os músculos do pescoço.

 

Aplique compressas

Um procedimento bastante comum e funcional para reduzir os espasmos e a tensão muscular é o uso de compressa morna na área dolorida. Mantenha a bolsa encostada na região por 20 minutos e repita a técnica ao decorrer do dia, sempre que a dor se intensificar.

 

Faça massagens e alongamentos 

A massagem local mostra-se com uma excelente aliada para estimular a circulação sanguínea e diminuir a tensão muscular. O processo, que costuma ser feito antes da aplicação da compressa, é muito simples: basta realizar movimentos sutis e contínuos na área afetada.

 

Alongar o pescoço de maneira leve e devagar, sem forçar muito o músculo, também pode aliviar a dor.

 

Cuidados essenciais para a prevenção do torcicolo

Talvez você esteja se perguntando: será que é possível evitar o torcicolo? E a resposta para essa pergunta é positiva! Existem alguns cuidados para adotar no seu dia a dia que irão minimizar as chances do desenvolvimento da doença. São eles:

 

  • Mantenha sempre a postura reta;
  • Atenção com a hora de dormir! Cheque se sua cama e travesseiro estão confortáveis;
  • Priorize a ergonomia no local de trabalho. Mantenha sua cadeira na posição mais confortável possível;
  • Faça alongamentos diários;
  • E o controle emocional na rotina diária é fundamental, já que tensões emocionais são grandes causas de torcicolo.

 

Tratamentos mais adequados para o torcicolo

Existem inúmeros tipos de tratamentos para o torcicolo. Dessa forma, o método mais indicado para cada caso vai depender diretamente da intensidade da dor e do tempo que o paciente manifesta os sintomas. 

 

Normalmente, a administração de compressas e medicamentos resolve o problema progressivamente, com o passar dos dias.

 

Quando ir ao médico?

Quando os métodos citados acima não estão resolvendo as dores, o mais recomendado é buscar por um especialista. Em quadros mais severos, é fundamental contar com o auxílio de um médico. Ele terá a expertise necessária para diagnosticar a raiz da condição e te indicar o melhor tipo de tratamento.

 

E caso surja a necessidade de realizar exames de imagem para detectar desconfortos na região cervical, conte com o Centro Radiológico! Aqui, garantimos o atendimento individualizado e humanizado que você merece. Clique aqui e agende seu exame!

Recommended Posts