Você sabe a principal função da ressonância magnética do crânio e como ela é realizada?

 

Dia após dia, a medicina evolui as suas tecnologias e moderniza os processos e métodos. Graças aos avanços dos últimos anos, hoje é possível identificar doenças de maneira muito mais assertiva e rápida.

 

Nesse contexto, a ressonância magnética de crânio mostra-se como um exame que ganhou maior precisão com os novos equipamentos. Através desse procedimento, o paciente consegue diagnósticos mais precisos, aspecto fundamental para dar prosseguimento a um tratamento de qualidade. 

 

Nesse artigo, vamos explicar mais detalhes sobre a realização deste exame de imagem, desde o seu conceito até como escolher o melhor local para realizá-lo.

 

Siga a leitura!

 

O que é exame de ressonância magnética do crânio?

Conhecida também como RM ou ressonância magnética, se trata de um exame considerado referência quando falamos de procedimentos de imagem. Nessa técnica, o objetivo é examinar estruturas anatômicas de forma não  invasiva para diagnosticar possíveis doenças. 

 

Como o nome sugere, o principal objetivo é explorar as estruturas presentes na cabeça e identificar irregularidades nas funções vitais da região. 

 

Quando a ressonância magnética do crânio é indicada?

Esse método é normalmente recomendado em casos de pacientes que passaram por quadros neurológicos com perda de memória, dores de cabeças persistentes, demências, suspeitas de AVCs ou quaisquer tipos de lesões que possam prejudicar o pleno funcionamento do nosso cérebro. 

 

Quais doenças são identificadas pelo exame?

Dentre as doenças identificadas, podemos destacar:

 

  • Tumores benignos e malignos;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Aneurisma;
  • Malformações cerebrais;
  • Epilepsia;
  • Neurofibromatose;
  • Esclerose Múltipla;
  • Alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer;
  • Alterações cerebrais relacionadas à doença de Parkinson;
  • Meningite (inflamação das meninges);
  • Traumatismos, hematomas.

 

Como é feito o preparo para o exame?

O pré-exame é bem simples, entretanto, precisa de alguns cuidados pontuais. O paciente deve chegar na clínica com pele e cabelos secos e limpos, sendo recomendado que não se utilize creme, pomadas ou outros produtos para o corpo no dia. 

 

Também é necessário fazer um jejum mínimo de 2 horas e não portar nenhum tipo de material metálico dentro da sala de exame (brincos, jóias, pulseiras, relógios, grampos de cabelo, cinto e óculos, por exemplo). 

 

Outra recomendação é vestir roupas confortáveis e adequadas sem zíper e fechos de metal.

 

Como é realizado o exame?

Todo o processo é feito em uma máquina de ressonância magnética. Essa estrutura conta com um grande imã capaz de gerar campos magnéticos  que permite a geração das imagens. 

 

Além disso, outro ponto que aumenta a qualidade das imagens  são as ondas de radiofrequência emitidas, sem a necessidade de radiação ionizante (usada em tomografias, por exemplo). 

 

O paciente deve deitar em uma maca que se move para dentro do aparelho. A partir daí, o campo magnético e as ondas de radiofrequência geral um sinal que são captadas pela bobina (dispositivo que funciona como antena de captação do sinal colocado envolta da cabeça)  e enviadas para o computador gerando imagens de alta qualidade. Durante o decorrer do procedimento, é necessário permanecer parado até a conclusão do exame para não causar interferência durante a aquisição das imagens e prejudicar a qualidade exame.

 

Como escolher o melhor centro de diagnóstico por imagem?

Devemos ressaltar que todo exame necessita de cuidados para que sua realização e resultados sejam efetivos. Na ressonância magnética de crânio, não é diferente. 

 

É fundamental que a pessoa conte com uma equipe bem preparada e especializada no ramo. Além disso, o local também deve ser equipado com ferramentas e estruturas modernas e de ponta. A soma desses dois fatores resulta na realização conforme o esperado, desde o pré até o pós-atendimento. 

 

Nesse cenário, o Centro Radiológico oferece em seus serviços a ressonância magnética de crânio, fornecendo ao paciente toda  assistência e suporte necessários para o exame ser concluído de forma positiva. 

 

Portanto, caso surja a necessidade de realizar este procedimento, procure o Centro Radiológico. Nós estaremos de portas abertas para te receber da melhor maneira possível. 

 

Entre em contato e agende agora o seu exame conosco!

Recommended Posts