A miocardite é uma condição que acomete o miocárdio, uma das camadas que envolve o coração. Recentemente, descobriu-se que esse problema de saúde pode decorrer da infecção por coronavírus, assim como de outros vírus conhecidos, como o da dengue e da caxumba.
Quer saber mais sobre a miocardite, sua causa, sintomas e relação com a COVID-19? Então, continue a leitura!
O que é Miocardite?
A miocardite é a inflamação do miocárdio, músculo cardíaco responsável por assegurar o bombeamento adequado de sangue para os órgãos.
Essa condição tem diversas causas, mas, geralmente, surge a partir de uma complicação de um processo infeccioso, especialmente por vírus e bactérias. Alguns medicamentos e drogas, como álcool e cocaína, também podem ocasionar o problema no miocárdio.
Em alguns casos, a miocardite pode regredir por meio de uma resposta natural do organismo, entretanto, o problema pode evoluir para um quadro de insuficiência cardíaca aguda e outras complicações, como arritmia cardíaca.
Recentemente, descobriu-se que além dos pulmões e das vias respiratórias, a COVID-19 tem manifestado complicações em outro órgão vital: o coração. Uma destas complicações é a miocardite.
O que causa a Miocardite?
A miocardite tem diversas causas conhecidas, sendo as infecções virais as mais comuns. Mas, o problema também surge após uma infecção bacteriana, por fungos ou parasitas.
Atualmente, sabe-se que pelo menos 20 vírus são potenciais causadores da condição. Veja alguns que compõe a lista:
- Coxsackie B;
- SARS-CoV-2;
- Poliovírus;
- Adenovírus;
- Influenza;
- Vírus HIV;
Outras doenças virais como hepatite B e C, caxumba, sarampo, varicela, rubéola e dengue também podem causar miocardite. Felizmente, os casos de miocardites virais vem caindo nos últimos anos, já que a grande maioria dos vírus causadores da condição estão sendo prevenidos com vacina.
Ainda há, mesmo que menos frequente, a inflamação do miocárdio decorrente de radiação, exposição a agentes químicos e doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico.
Quais são os sintomas da Miocardite?
Em alguns casos a miocardite manifesta poucos sintomas, às vezes, quase nenhum. Quando há sintomas, os pacientes podem sentir:
- Febre;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Palpitações;
- Inchaço nas pernas;
- Desmaios.
A doença também pode se apresentar de forma fulminante, ou seja, o paciente tem um quadro súbito de insuficiência cardíaca e entra rapidamente em um estado de choque circulatório. Nesta situação, é preciso receber atendimento médico ágil, caso contrário, pode levar a óbito.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da miocardite
O diagnóstico é feito com base na história do paciente, achados à ausculta cardíaca, exames de sangue de imagem.
Os exames de imagem incluem ecocardiograma, eletrocardiograma, cintilografia do miocárdio e ressonância magnética cardíaca (RMC).
O exame de eletrocardiograma deve ser realizado em todos os casos suspeitos de miocardite. Já o ecocardiograma é bastante eficaz para detecção de disfunções miocárdicas, como dilatação ventricular, alterações geométricas e outras anormalidades.
Como a condição é caracterizada por alterações teciduais do miocárdio decorrentes de um processo inflamatório, a ressonância magnética cardíaca tem se mostrado um dos melhores métodos para seu diagnóstico e determinação prognóstica. O exame usa um campo magnético para mostrar o coração de maneira clara e precisa.
Na avaliação de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de miocardite, a RMC consegue identificar lesões inflamatórias nas fases aguda, subaguda e até mesmo as lesões cicatriciais da fase crônica.
A RMC registra imagens anatômicas e do funcionamento do órgão sob diversos ângulos, de maneira segura e indolor. O exame pode durar de 20 minutos a mais de uma hora.
O exame de angiotomografia de tórax pode ser feito em casos específicos para descartar coronariopatia.
No entanto, na tentativa de estabelecer uma causa definitiva para a miocardite, pode ser preciso uma biópsia endomocárdica do ventrículo direito, um exame invasivo, feito por meio de cateterismo.
Nós, do Centro Radiológico, prezamos em oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, feito por uma equipe verdadeiramente preocupada com o bem-estar e as necessidades individuais, buscando sempre a melhor experiência possível em todos os exames e procedimentos.
O nosso núcleo especializado em imagem cardíaca conta com a mais alta tecnologia em exames de ressonância magnética cardíaca, angiotomografia computadorizada de coronárias e tomografia computadorizada de escore de cálcio.
Agende seu exame pelo site clicando aqui. Se preferir entre em contato conosco: Telefone: (37) 3221-1221 | 3221-1354 ou WhatsApp: (37) 99845-8842.
Veja também: 3 exames do coração para avaliar a saúde cardíaca
Gostou da leitura? Continue navegando no blog do Centro Radiológico para cuidar mais de você. Até a próxima!