A hérnia de disco é um dos problemas de saúde mais frequente entre brasileiros. A doença atinge 5,4 milhões de pessoas no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população sofre ou sofrerá com problemas na coluna, como a hérnia discal, em algum momento da vida.
Você tem sentido dores e desconfortos na região cervical ou lombar? Pode ser sinal de hérnia de disco.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a condição, suas causas, sintomas e diagnóstico. Boa leitura
O que é a hérnia de disco?
O disco intervertebral é uma estrutura que tem papel fundamental na sustentação da coluna vertebral. Ao mesmo tempo que separa os corpos vertebrais, ele serve para unir uma vértebra a outra, permitindo a mobilidade entre elas. Sua função primária é absorver os impactos e distribuir as cargas.
O ser humano possui discos invertebrais móveis em diferentes estruturas, tais como: coluna cervical (pescoço), coluna torácica (tronco) e coluna lombar (entre o tórax e a bacia). Ao todo, temos 23 discos invertebrais.
A hérnia de disco ocorre quando o disco projeta além do limite normal e, dependendo da intensidade, pode comprimir as estruturas nervosas.
Quais são os sintomas da hérnia de disco?
Hérnia de disco cervical
- Dor na parte de trás do pescoço;
- Dor na parte superior das costas;
- Dor que irradia para o ombro, braço e até mão;
- Dificuldade para movimentar pescoço;
- Formigamento e dormência no braço;
- Fraqueza do braço e da mão.
Em 90% dos casos, a hérnia de disco cervical é tratada apenas com medicamentos.
Hérnia de disco lombar
- Dor na região mais baixa das costas;
- Dor que irradia para as nádegas e pernas;
- Formigamento e dormência na perna e pé;
- Fraqueza da perna e pé.
Hérnia de disco torácica
- Dor no meio das costas;
- Dor que irradia para as costelas;
- Formigamento na região das costelas;
- Fraqueza nos membros inferiores.
É possível prevenir a hérnia de disco?
A hérnia de disco é mais frequente entre 50 e 60 anos de idade. Mas, o problema não é exclusivo dos mais velhos, podendo afetar jovens adultos.
Existem algumas medidas que podem minimizar os riscos do surgimento da hérnia de disco, tais como:
- Adotar uma dieta saudável, rica em fibras (legumes, frutas, grãos) e pobre em alimentos ricos em gorduras e açúcares;
- Evitar o sobrepeso para prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas;
- Evitar carregar peso em excesso durante exercícios físicos ou no trabalho;
- Manter uma postura adequada em todas as situações, principalmente no trabalho;
- Alongue-se ao acordar, durante o trabalho e antes de dormir;
- Praticar atividade física para fortalecer a musculatura de sustentação da coluna e deixá-la mais resiste aos impactos.
Caminhar e nadar são bons exercícios para fortalecer e proteger a coluna. O ideal é fazê-los sob orientação profissional.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da hérnia de disco
Quando há suspeita clínica, a confirmação diagnóstica é feita por meio dos exames de imagem. A ressonância magnética (RM) é o melhor método para avaliar o disco intervertebral e permite uma excelente acuidade diagnóstica. Além da avaliação do disco, o exame fornece detalhes das estruturas vizinhas ao disco e permite a avaliação da integridade dos nervos, vasos, ligamentos e medula espinhal.
A tomografia computadorizada também é um excelente método para avaliação da coluna vertebral e o diagnóstico de hérnias discais e suas possíveis complicações, e permite avaliação da coluna em diversos planos e realizar reconstruções em 3D.
Nós, do Centro Radiológico, prezamos em oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, feito por uma equipe verdadeiramente preocupada com o bem-estar e as necessidades individuais, buscando sempre a melhor experiência possível em todos os exames e procedimentos.
Agende pelo site. Se preferir entre em contato conosco: Telefone: (37) 3221-1221 | 3221-1354 ou WhatsApp: (37) 99845-8842.