A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória que pode se manifestar em qualquer parte do tubo digestivo. É doença crônica e não há cura descrita, sua causa ainda permanece desconhecida.
O problema pode surgir em qualquer fase da vida, afetando crianças e adultos, não havendo predominância de sexo.
Assim como todas as condições, a doença de Crohn também levanta dúvidas, mitos e verdades que nem sempre são esclarecidos ou de conhecimento do público em geral.
Por isso, trouxemos uma lista com os principais questionamentos que permeiam a doença. Continue a leitura e confira!
1 – O estilo de vida é um dos fatores para o surgimento
VERDADE.
Ainda não se sabe ao certo o que de fato desencadeia a doença, mas, acredita-se que o seu surgimento está associado à vida moderna, especialmente nos grandes centros urbanos.
Estilo de vida, tabagismo e maus hábitos alimentares, sobretudo o consumo de alimentos industrializados, com aditivos e alto índice de gordura, são fatores que representam certo nível de importância em sua apresentação.
Além disso, o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o Ibuprofeno, Naproxeno Sódico, Diclofenaco de sódio, entre outros, podem aumentar os riscos de inflamação do intestino ou até mesmo agravar os sintomas em pacientes que já possuem o problema.
2 – A doença é hereditária
MITO.
O que determina, na realidade, é uma maior predisposição genética, não hereditária.
Em outras palavras, é preciso que a pessoa, geneticamente predisposta, entre em contato com um fator ambiental (má alimentação, tabaco, medicamentos) que funcione como um gatilho para o seu surgimento.
No entanto, os riscos aumentam se um parente próximo, como pai ou mãe, tiverem a doença.
3 – É possível engravidar
VERDADE.
Não existe nenhuma relação com a doença de Crohn e infertilidade. Então, se for do desejo da mulher, ela pode sim engravidar. Mas, o ideal é que seja uma gestação planejada.
É importante informar sobre a condição a todos os médicos envolvidos, para que o acompanhamento da gravidez seja feito adequadamente e com total orientação dos especialistas.
4 – Estresse contribui para o surgimento
VERDADE.
O estresse não é considerado como causa, mas, quando crônico, ele pode acabar baixando as defesas imunológicas, o que contribui para o aparecimento de irritações no sistema gastrointestinal.
Além disso, o estresse é um dos principais fatores responsáveis pelo agravamento dos sintomas inflamatórios, assim como o tabagismo.
5 – A doença de Crohn não tem tratamento
MITO.
A doença de Crohn é crônica e não há cura. Porém, existem opções de tratamentos, sendo eles medicamentosos e/ou cirúrgicos, que podem influenciar positivamente no controle da condição, oferecendo ao paciente a possibilidade de levar uma vida bem menos impactada pelos sintomas.
6 – Medicamentos são apenas para momentos de crise
MITO.
O tratamento varia conforme a forma de apresentação e o grau de gravidade da doença. Na maioria dos casos, ele é iniciado com medicamentos. Alguns pacientes necessitam de intervenção cirúrgica para o tratamento de complicações.
O objetivo do tratamento medicamentoso, inicialmente, é tirar o paciente da crise, depois a intenção é manter o período de remissão. Ele deve ser feito sem interrupções.
Apenas após avaliação, o médico especialista indicará o tratamento terapêutico adequado a cada indivíduo.
7- Tratamento pode proporcionar uma vida normal ao paciente
VERDADE.
Como abordamos acima, a doença de Crohn não tem cura, mas pode e deve ser tratada, com o objetivo de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Seguindo corretamente o tratamento indicado, na fase de remissão da doença, o paciente pode ter uma vida normal, sem sequelas inflamatórias. Para isso, é imprescindível não falhar com a medicação e manter um estilo de vida saudável.
Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da Doença de Crohn
O papel do médico radiologista é fundamental na avaliação do paciente com doença de Crohn, tanto no diagnóstico inicial, como na definição da extensão da doença. Além disso, por meio dos exames de imagem, é possível estabelecer o grau de atividade inflamatória e as suas complicações associadas.
Os exames de imagem que se destacam na avaliação da doença de Crohn e na investigação de eventuais complicações são a enterografia por ressonância magnética (entero-RM) e a enterografia por tomografia computadorizada (entero-TC). Porém, a colonoscopia com biópsia é o melhor recurso para o diagnóstico da doença.
O Centro Radiológico conta com um núcleo especializado em imagem gastrointestinal, utilizando a mais alta tecnologia em exames de tomografia computadorizada de abdome, enterotomografia computadorizada, ressonância magnética de abdome, enteroressonância magnética e ultrassonografia de abdome.
Você precisa realizar exames de imagem? Nós contamos com a mais alta tecnologia e excelência no atendimento dedicados a sua saúde e bem-estar.
Agende seu exame pelo site clicando aqui. Se preferir entre em contato conosco:
Telefone: (37) 3221-1221 | 3221-1354 ou WhatsApp: (37) 99845-8842.