Você sabe quais são os principais sintomas de artrose? Conhecê-los e saber identificá-los é fundamental para detectar o surgimento da doença e procurar auxílio médico.

 

Então, se costuma sentir dores nas articulações, incômodos frequentes nas suas movimentações ou está com inchaços atípicos, continue acompanhando este conteúdo.

 

Prossiga com a leitura e confira 5 sintomas para ficar alerta! Ao longo desse artigo, explicaremos como são e quais são as causas dessas manifestações. Vamos lá?

Dores nas articulações

A dores nas articulações são sintomas mais comuns da artrose. Nesse caso, a sensação costuma ser caracterizada pelo desconforto, rigidez e dificuldade da movimentação no membro afetado.

 

Geralmente, o incômodo é mais intenso no início do movimento, após períodos prolongados de inatividade ou após atividades físicas intensas. À medida que a doença progride, a dor pode se tornar constante, inclusive, podendo limitar a capacidade de realizar atividades comuns, como andar ou praticar exercícios físicos.

 

Esse é um sintoma comum de muitas condições. Porém, se ela for recorrente pode ser um sinal de artrose. 

 

Além disso, esse problema pode ser acompanhado de outros, como inchaço, vermelhidão e sensação de calor nas juntas. 

Rigidez articular

A rigidez articular é outro sintoma decorrente do quadro que acontece devido ao desgaste da cartilagem que reveste as extremidades ósseas. Essa inflexibilidade ocorre quando a articulação afetada fica difícil de mover, especialmente depois de períodos prolongados de inatividade. 

 

Essa condição pode durar alguns minutos ou horas e pode ser acompanhada de dor e desconforto na região afetada. 

 

Se a artrose progredir, a dureza nas juntas pode se tornar mais intensa e prolongada, limitando ainda mais a capacidade de movimentação do paciente.

Inchaço nas articulações

O inchaço nas articulações é mais um sintoma comum da patologia. Ele pode ser observado em diferentes estágios da doença. 

 

Esse quadro é causado por uma inflamação nas cartilagens afetadas pela artrose, que ocorre como resultado de seu desgaste. 

 

Conforme a doença vai progredindo, a superfície óssea fica exposta, o que pode levar ao atrito entre as extremidades ósseas e, consequentemente, à inflamação. 

 

A intensidade pode variar de leve a grave, dependendo do estágio da artrose e da sua gravidade. 

 

Em alguns casos, ele pode ser tão intenso que pode limitar a mobilidade das articulações afetadas. 

Estalos nas articulações

Pacientes também costumam relatar estalos nas articulações. 

 

Geralmente, os incômodos estalos – também conhecidos como “crepitações” – ocorrem durante a movimentação do corpo, em menor frequência, durante o repouso.

 

Os estalos articulares na artrose não têm uma frequência específica e podem ocorrer de forma intermitente ou frequente. Na verdade, depende da gravidade do quadro e da atividade física realizada pelo paciente. 

Limitação de movimentos

Por fim, pacientes com artrose podem experimentar limitação dos movimentos, em diferentes graus. 

 

Isso acontece, normalmente, devido ao desenvolvimento de osteófitos, que são fragmentos  ósseos que se formam nas extremidades da cartilagem

 

Essa condição tende a impedir ainda mais o movimento das articulações. Adicionalmente, o próprio processo de desgaste da região gera dor, o que pode limitar os movimentos da pessoa, na tentativa de não sentir o incômodo.

 

A limitação é progressiva e pode piorar com o tempo. Quando as articulações afetadas ficam comprometidas, atividades simples do cotidiano tornam-se exaustivas e doloridas, como caminhar, subir escadas e até mesmo vestir-se. 

 

A gravidade do quadro pode variar de acordo com a extensão do desgaste da cartilagem e do desenvolvimento de osteófitos. 

 

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose 

Os exames de imagem como a radiografia (Raio-x), tomografia computadorizada e ressonância magnética auxiliam no diagnóstico da artrose.  

O raio-x permite avaliar o espaço articular e as alterações ósseas relacionadas à artrose, bem como suas eventuais complicações.

O exame de tomografia computadorizada (TC) permite a avaliação mais detalhada dos ossos e das articulações do que o raio-X pela sua características de alta resolução resultando em alta eficácia diagnóstica da artrose, sendo possível detectar  alterações ósseas milimétricas, além da possibilidade de avaliação das estruturas em vários planos e até realizar reconstruções em 3D. 

A ressonância magnética (RM) é a mais indicada para avaliação da cartilagem e demais estruturas não ósseas que fazem parte da articulação, como os músculos, nervos,  tendões e os ligamentos. A RM também tem alta eficácia para a detecção dos derrames articulares (acúmulo líquido nas articulações de forma anormal), bem como de edemas ósseos habitualmente relacionados à inflamação. 

 

Possui um ou mais sintomas de artrose? Procure um médico!

Agora que você já sabe quais são os principais sintomas de artrose, caso haja suspeitas, procure um médico!

 

Isso porque, quanto antes receber o diagnóstico e começar o tratamento, melhores são as chances de frear o avanço da doença.

 

Nesse caso, conte com o Centro Radiológico! Possuímos um núcleo especializado em imagem musculoesquelética, composto por equipes de profissionais qualificados e exames de diagnóstico por imagem com protocolos específicos e personalizados para garantir um melhor atendimento e maior precisão diagnóstica. Entre em contato e agende hoje mesmo os seus exames! 

 

Gostou desse conteúdo? Então, continue acessando o nosso blog e descubra outros materiais como esse! Além disso, nos acompanhe nas redes sociais.

Recommended Posts